quinta-feira, 10 de julho de 2008

Doar-se é perder para ganhar

Não basta dizermos que acreditamos e amamos a Deus só com a língua. Promessas de amor não adiantam se não houver a atitude concreta de doar a vida, o tempo, a acomodação, o entendimento, as esperanças e abandono em Deus. Isso é submeter-se a vontade de Deus. É uma resposta de gratidão porque o tempo, esperança, entendimento e amor que nós temos foi tudo dado gratuitamente por Deus.

Para Deus é fácil fazer na nossa vida o que achamos impossível, só é preciso doarmos o que temos de mais precioso. Doando o que é mais difícil, aprendemos a amar, porque amar é doar-se sem esperar receber, é submeter-se a vontade de Deus que é amor. Preparados para perder no que estamos apegados, não exatamente do que temos, assim compreendemos que a Cruz é esse esvaziamento interior.

Doar-se implica também confiança em Deus de que não estaremos perdendo porque a virtude da obediência e os pequenos sacrifícios são agradáveis a Deus. Até o que achamos de legítimo direito nosso teremos de ter o discernimento para julgar em se abdicar ou não. Caso o doar-se nosso seja um serviço que envolve o próximo devemos prestar atenção na caridade, se nossa caridade (amor) é realmente verdadeira.

Nenhum comentário: